força de vendas

A força de vendas no atacado distribuidor está enfrentando uma rápida mudança nas expectativas dos clientes.

Com o avanço na tecnologia para suportar uma economia sob demanda, os clientes B2B estão esperando o nível de serviço que eles obtêm como consumidores B2C individuais.

Sendo assim, o atacado distribuidor acaba arriscando perder clientes e receita se seu negócio ficar atrasado em eficiência. Para aumentar suas vendas, você precisa cultivar lealdade para aumentar o valor da vida útil do cliente, enquanto atrai novos por meio de promoções e indicações.

Mas como fazer isso? Acompanhe e veja algumas dicas para bater as metas no atacado distribuidor.

Confira também as nossas dicas em vídeo:

Força de vendas: aposte em ofertas especiais

Um dos erros da força de vendas em um atacado distribuidor é não apostar em ofertas especiais para os atuais clientes. Estudos já mostraram que a chance de que um cliente que comprou de você retorne a fazer negócio com sua empresa é de 27% — e só aumenta na medida que ele faz novas compras.

Para atrair revendedores para o atacado distribuidor e mover mercadorias de forma rápida e fácil, você pode realizar promoções diárias ou semanais que oferecem economias, além do próprio desconto por atacado. Também é possível fornecer descontos especiais para varejistas que compram em massa para incentivar pedidos de grande volume.

Fazer ofertas especiais pode ajudar a cultivar a lealdade com sua clientela atual. E, como falamos, quanto mais compras são feitas pelos seus atuais clientes, mais provável que retornem a fazer negócio com a sua empresa.

Incentive o marketing de referência

Para incentivar os empregados nas lojas de varejo a recomendar seus produtos, você pode criar um programa de incentivo para recompensá-los. Para isso, é importante apostar no Trade Marketing e na gestão dos pontos de vendas.

Você também pode oferecer um programa de referência para incentivar seus clientes a indicarem sua empresa para suas redes e conexões.  O marketing de referência é uma forma antiga (mas eficiente) de atrair novos públicos. Segundo a Nielsen, 83% das pessoas confiam nas recomendações de amigos e familiares.

Simplifique o processo de realização de pedidos

Para aumentar a facilidade de compra e complementar a ação dos vendedores externos — o que é fundamental para a conversão e a retenção de clientes — implemente uma plataforma B2B para venda direta online e automatize o processo de realização de pedidos tanto quanto possível.

Sempre que apropriado, certifique-se de que todas as interações com seu representante de vendas e atendimento ao cliente sejam refletidas no perfil e no preço personalizado em seu site. Você também pode criar um aplicativo para celular a partir do qual são acessadas informações personalizadas, para incentivar os varejistas a encomendarem de você sempre que e onde for necessário.

Um processo simplificado significa menos erros, atrasos ou pedidos atrasados, bem como tempo e dinheiro economizados para seus clientes.

Ofereça entrega rápida e dentro do prazo

Um atacado distribuidor pode perder receita se um produto estiver sem estoque. Ao oferecer um transporte rápido aos seus clientes sem custos adicionais, eles ficam mais propensos a fazer compras com sua força de vendas.

Você também deve se certificar de que as demandas dos produtos estão previstas com precisão para se planejar e evitar atrasos na entrega — o que pode prejudicar a confiança e os relacionamentos com seus clientes e diminuir as chances de que eles comprem novamente.

Forneça um excelente serviço ao cliente

Seja online ou offline, certifique-se de que seus clientes estão recebendo assistência quando e onde precisam. Treine sua força de vendas para interagir com seus clientes de forma amigável e profissional. É importante, também, monitorar sua equipe para que você saiba se há e quais são os problemas.

Atualmente, as vendas omnichannel e o suporte ao cliente são esperados dos atacadistas e distribuidores. Seus representantes de vendas devem agir cada vez mais como consultores que entendem do mix oferecido pelos varejistas, a plataforma de comércio eletrônico B2B deve ser uma alternativa para simplificar a compra, além do aplicativo para dispositivos móveis e outros pontos precisam fornecer uma experiência perfeita.

Isso te ajudará a se destacar, atraindo clientes leais e de alto volume, que se traduzem em mais vendas e maiores margens de lucro.

Pronto para bater a meta, atacadista distribuidor? Aplique essas dicas na sua força de vendas e veja os resultados! Se tiver dúvidas, deixe seu comentário abaixo que estamos prontos para ajudá-lo!