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Online visual merchandising: como aumentar as conversões

visual merchandising

O visual merchandising existe há muito tempo no domínio das lojas físicas. É como os profissionais de varejo decoram, organizam e reorganizam o layout e a estética de uma loja para melhorar a experiência do cliente e comunicar melhor a identidade da marca.

O modo como você vende visualmente uma loja toca em todos os aspectos da sua marca, seus produtos e seus lucros. Contudo, isso não vale somente para lojas físicas, mas também para e-commerces B2B.

O que é o visual merchandising para lojas online?

O visual merchandising é como os varejistas atraem os clientes das ruas (pense nas vitrines) e criam uma experiência de marca convidativa em suas lojas.

No caso das lojas online, tem a ver com a percepção e interpretação que os clientes têm do site do e-commerce, que os leva até a página de check out.

O visual merchandising eficaz aumenta e melhora muitas métricas, como:

– Navegação na loja e facilidade de uso;
– Engajamento e tempo no site;
– Ticket médio do pedido;
– Conversões.

Contudo, ao contrário do pensamento comum, o visual merchandising não é apenas sobre ter um site bonito, apesar de que começa por aí. Seu site precisa ser fácil de navegar, atraente e funcionar bem, tanto em dispositivos móveis quanto em computadores. Estas são as necessidades iniciais de qualquer negócio online.

Mas o que exatamente define um site atraente? Vamos discutir isso mais pra frente.

A importância do online visual merchandising?

Se você opera uma loja online e não tem uma estratégia de visual merchandising, há boas chances de perder a oportunidade de apresentar produtos de uma maneira mais atraente, melhorar sua taxa de conversão e aumentar sua taxa média de pedidos.

Mais e mais lojas online estão trazendo os conceitos do visual merchandising para a vida na web, e isso ocorre porque o comércio eletrônico ficou cada vez mais competitivo.

Com a maioria das marcas adotando uma estratégia omnichannel (vendendo em seu site, na Amazon, no Facebook etc.), há uma necessidade crescente de diferenciar cada canal de venda.

Dadas as limitações de venda em canais que você não comanda (como Facebook), seu website se torna o ponto central para aumentar o engajamento e as conversões de maneira controlada, e o visual merchandising é a melhor forma de conseguir isso.

Como o visual merchandising funciona no e-commerce?

O visual merchandising é um campo multifacetado com várias técnicas trabalhando em conjunto para elevar a experiência geral de compras online.

Aqui estão alguns dos aspectos mais vitais:

1- Fotos do produto

As fotos do produto são sua ferramenta de vendas número um no e-commerce. Elas são a melhor maneira de responder às perguntas dos clientes sobre os detalhes e recursos de um item.

Antes, todas as lojas precisavam se certificar de que tinham excelentes fotos profissionais, que exibiam seus produtos com precisão e detalhes completos. Mas, hoje, os clientes não confiam mais nas fotos de produtos de marca. Em vez disso, eles preferem ver as fotos dos clientes de um produto.

A exibição de fotos de clientes em uma página de produto é uma maneira poderosa de melhorar a confiança do cliente.

2- Experiências genuínas do cliente

A confiança do consumidor é melhor obtida exibindo as experiências da vida real de outros clientes satisfeitos.

O conteúdo gerado pelo usuário (UGC), como avaliações, fotos e vídeos, é a maneira mais autêntica e estética de contar as histórias dos clientes diretamente aos possíveis compradores.

As marcas estão investindo mais em como elas integram isso ao merchandising. Em vez de apenas exibir fotos e resenhas de clientes nas páginas de produtos, elas também são adicionadas a exibições de fotos e marketing por e-mail.

3- Design estético

O design do seu site é como você atrai a atenção dos clientes e faz com que eles se sintam confortáveis ​​e confiantes comprando da sua empresa.

É um componente importante para influenciar o comportamento do consumidor e não deve ser ignorado. A aparência de sua loja deve ser profissional, convidativa e adequada para o mercado-alvo.

4- Responsividade móvel

Como um grande número de clientes compra exclusivamente em celulares e tablets, seu online visual merchandising deve ser responsivo para dispositivos móveis. Todos os seus produtos e recursos devem ser espelhados em seu site para dispositivos móveis, incluindo imagens, descrições de produtos e resenhas. Mas para levar isso um passo adiante, você também precisa criar marketing para vários dispositivos, desenvolvendo uma experiência específica para cada um deles, ou até ter um aplicativo para mobile.

O visual merchandising não é mais uma ferramenta apenas para o meio físico. As lojas online precisam, cada vez mais, oferecer experiências imersivas, envolventes e personalizadas para os clientes: o objetivo é movê-los de uma página de destino para uma de check-out o mais rápido possível.

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