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4 formas de aumentar o ticket médio da sua empresa

ticket médio

Depois do crescimento tímido em 2017, o setor atacadista distribuidor ainda se preocupa em como superar os sintomas da crise e aumentar as vendas.

Contudo, o que poucos sabem é que aumentar as vendas não significa necessariamente conseguir novos clientes, mas também tem a ver com vender mais para aqueles já existentes. É exatamente isso que chamamos de ticket médio.

O ticket médio é um KPI (Key Perfomance Indicator) para medir qual o valor médio das suas vendas por cliente. O seu cálculo é bem simples: basta somar a venda total e dividir pelo número de clientes que compraram da sua distribuidora em determinado período. Dessa forma, você terá, então, o valor médio que cada cliente compra da sua empresa.

Mas como, então, é possível aumentar o ticket médio da sua empresa? Acompanhe e descubra 4 estratégias para implementar na sua distribuidora!

 

 

1- Faça alterações no seu mix de produtos

Tente oferecer uma gama maior de produtos. Comece misturando alguns itens de luxo ou complementos para aumentar o tamanho total do ticket médio. Contar com um software de gestão que ofereça uma visão holística do negócio é um grande diferencial nessa hora. Você pode, também, dar uma olhada no seu inventário e determinar se pode cortar itens com preços mais baixos.

Por exemplo, se distribui sapatos com preço de R$ 20, R$ 30 e R$ 50, é possível descontinuar a opção de R$ 20. Isso aumenta o preço de venda redirecionando os clientes para itens um pouco mais caros. É claro que, antes de fazer isso, você deve checar seus dados e garantir que a versão de R$ 20 não seja seu pote de ouro.

2- Ofereça promoções para aumentar ticket médio

Todo mundo gosta de fazer um bom negócio, e conseguir até mesmo cinco por cento de desconto pode encorajar alguns clientes a gastarem um pouco mais. As promoções podem variar de uma porcentagem de desconto quando um cliente atinge um determinado valor de compra até opções com fretes grátis.

Apenas certifique-se de que seus clientes saibam sobre promoções enviando e postando mensagens sobre elas regularmente. Para enviar esse e-mail promocional de maneira rápida e eficiente, use um programa de marketing por e-mail que possa ajudá-lo a rastrear as informações e preferências do cliente, além de permitir o envio em massa.

Você também pode usar um programa de fidelidade para recompensar aqueles que compram um determinado número de itens ou gastaram uma certa quantia. Esses programas não apenas incentivam os clientes a gastarem mais, mas, também, com mais frequência.

3- Agrupe os produtos estrategicamente

Você também pode tentar agrupar suas ofertas. Considere emparelhar um item popular em sua loja com um que tenha tido vendas mais lentas. Ao oferecer aos seus clientes um acordo sobre dois ou mais produtos juntos, eles recebem um pequeno desconto e o seu ticket médio aumenta.

Essa estratégia é vantajosa para todos, já que ajuda a movimentar produtos e a aumentar as vendas, e seus clientes economizam dinheiro com a compra.

A venda cruzada também é uma boa estratégia. Você pode apresentar itens adicionais que um comprador considere valiosos. Geralmente, isso é feito por quem tem plataforma de e-commerce (nossa próxima dica), observando o que foi colocado no carrinho de compras e recomendando produtos que complementem esse item.

4- Aposte no comércio B2B pela internet

Os compradores B2B estão exigindo processos modernos para uma melhor experiência. Isso está levando a mudanças monumentais na maneira como as empresas B2B vendem e na tecnologia usada.

As vendas online não estão crescendo apenas para o comércio B2C, mas distribuidores também podem conquistar diversos benefícios ao ter sua própria plataforma de e-commerce.

Segundo a Forrester Research, somente nos EUA, estima-se que o e-commerce B2B alcance US $ 1,2 trilhão até 2021 e seja responsável por 13,1% de todas as vendas B2B. O setor é duas vezes maior que o B2C, e a tendência é que o resto do mundo acompanhe esse movimento.

Já não é segredo que fidelizar clientes é mais lucrativo do que conquistar novos. Por isso, aumentar o seu ticket médio trará melhores resultados para sua distribuidora!

Conheça outras estratégias para aumentar as vendas em seu Atacado Distribuidor!

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