,

Quais são os benefícios que um sistema de gestão para entregas oferece?

sistema de gestão de entregas

Um sistema de gestão de entregas é uma solução tecnológica voltada para o controle e a ordenação de todos os processos da operação de entrega dos pedidos aos clientes, ou seja, um software que facilita as rotinas dos profissionais envolvidos e promove maior poder de decisão e mensuração de resultados aos gestores.

Neste artigo, você vai entender as vantagens competitivas que um sistema de gestão de entregas pode oferecer ao seu negócio. Acompanhe.

Os desafios que um sistema de gestão de entregas ajuda sua empresa a vencer

Você já perdeu algum cliente devido aos atrasos frequentes de entregas? Seus motoristas estão gastando muito tempo na estrada ou em outras atividades não produtivas, como aguardar para descarregar?

O mercado do atacado distribuidor depende da eficiência das entregas para ser bem-sucedido e conseguir mais clientes, e, por isso, todo gestor de logística, ou gestor de transporte, se preocupa em diminuir o tempo e os custos das entregas e monitorar seus motoristas.

É aí que a tecnologia entra, pois ela ajuda a padronizar processos e a ajustar atividades a um custo mínimo, simplificar o dia a dia laboral dos colaboradores e elevar a visão estratégica dos gestores.

Para ter um controle e acompanhamento das suas entregas em tempo real, você precisa de uma solução que facilite os processos logísticos: um sistema de gestão de entregas que esteja integrado às demais aplicações de administração de logística e transporte do seu negócio.

A ideia por trás dessa solução é simples: tornar o gerenciamento de entregas muito mais profissional, eficiente e com excelente custo-benefício. Assim, com tecnologia e pessoal qualificado, você consegue fazer do atendimento aos seus clientes um diferencial bastante significativo em um mercado com concorrência cada vez mais acirrada.

5 benefícios que um sistema de gestão de entregas oferece ao seu negócio

Para ilustrarmos as vantagens que um bom sistema de gestão pode proporcionar, vamos tomar como referência o maxMotorista, uma ferramenta que permite gerenciar, com precisão, suas entregas, desde sua ordenação até suas prioridades. Além disso, ele é um sistema de gestão para entregas integrado ao WinThor e outros ERPs.

Confira, a seguir, como essa solução vai ajudá-lo a elevar o nível da sua gestão de entregas!

1- O sistema de gestão de entregas oferece informações em tempo real

Acompanhar online o status das mercadorias que os motoristas precisam entregar no dia não tem preço, porque, com isso, o gestor pode passar as informações das cargas aos clientes, à área de atendimento e ao comercial, sem precisar se comunicar via rádio ou telefone com o motorista.

Ou, se precisar fazer alterações na rota, caso o motorista reporte algum imprevisto no percurso (como acidentes na rodovia, por exemplo), pode fazer de forma rápida e, ainda, economizando tempo e dinheiro com custos de telefonia e combustível.

2- Roteiriza as entregas para que os motoristas não desviem da rota

Quando não há uma roteirização, os condutores dos caminhões podem se sentir livres para fazer rotas alternativas. Acontece que o que é cômodo para eles pode de não ser financeiramente viável para a sua empresa.

Com um bom sistema de gestão de entregas, esse problema é resolvido, pois é possível definir as melhores rotas e evitar que os profissionais tomem liberdades que vão de encontro com as diretrizes estratégicas da administração logística.

A solução, maxRoteirizador, por exemplo, ajuda a planejar suas janelas e condições de entregas – e isso considerando o local e as restrições do cliente, o tipo de caminhão utilizado e o tipo de mercadorias a serem entregues.

3- Mostra exatamente quanto tempo cada pedido leva para ser entregue

O gestor comercial sabe, por meio de um painel de gestão e relatórios, quanto tempo é gasto em cada etapa da entrega (deslocamento de um ponto a outro, espera para autorização do descarregamento, descarga, atividades não produtivas, incidentes na rota, entre outras) e, também, o gasto total de cada motorista por dia.

Isso permite que ele possa desenvolver ações para otimizar esse tempo, seja fazendo treinamentos com o motorista ou revendo o horário de entrega em determinado cliente, por exemplo.

4- Ajuda o gestor nas tomadas de decisão

Um bom sistema de gestão para entregas possibilita que o motorista faça o lançamento de quantos produtos tiveram avarias ou devoluções. Assim, o sistema autoriza que o próprio motorista que está entregando a mercadoria receba as devoluções e os produtos danificados, aproveitando o mesmo carregamento e reduzindo tempo e uso de combustível.

Dessa forma, o responsável pela logística de entrega pode analisar os motivos que fizeram o produto ter avarias ou devolução de forma mais rápida. O fato de a solução ser integrada com o ERP facilita ainda mais a vida do gestor, porque integra os dados do sistema de gestão, permitindo uma análise mais completa.

5- Eleva o poder de análise do gestor e a competitividade do negócio

Todos os benefícios que listamos até aqui não podem ser vistos meramente como técnicos. Eles fazem muito mais pelas empresas de atacado e distribuição: elevam o poder de análise dos gestores, tornando o controle operacional e estratégico muito mais orientado a dados.

Em outras palavras, com um bom sistema de gestão de entregas, você poderá tornar seu negócio bem mais competitivo, o que será sentido muito rapidamente pelos clientes, colaboradores e mercado em geral – é para isso que a tecnologia existe e é para isso que deve ser adotada.

Como vimos, um sistema de gestão para entregas propicia a redução de custos, agrega valor, melhora os níveis de serviço e, consequentemente, maximiza a lucratividade. Não restam dúvidas de que o gerenciamento das entregas pode contribuir com o seu planejamento logístico e que, com essa solução, sua empresa terá muito mais capacidade de inovar e satisfazer seus clientes no que diz respeito à entrega — acompanhando os contínuos esforços para vender mais e melhor.

Você já conta com um bom sistema de gestão de entregas? Faça contato conosco e conheça na prática o que o maxMotorista integrado ao WinThor e outros ERPs pode fazer pelos seus negócios! Até a próxima!