,

Eficiência logística com roteirização automática de cargas

A roteirização automática tem se convertido em um trunfo importante para as empresas que atuam no segmento atacadista distribuidor.

Ela colabora com a eficiência logística, pois permite a montagem de uma carga em segundos, sem a necessidade de um profissional exclusivo para essa atividade. Mas há mais benefícios.

Continue lendo para entender o conceito de roteirização automática, suas vantagens para quem atua com logística de distribuição e como implementá-la!

Confira também as nossas dicas em vídeo:

O que é roteirização automática?

Basicamente, a roteirização automática é o planejamento das cargas que a frota vai transportar para realizar a distribuição de mercadorias. Abarca, de maneira automatizada, como o próprio termo sugere, o planejamento de itinerário, a montagem das cargas, conhecimento geográfico e outras funções, com o mínimo de intervenção humana.

Se na roteirização “tradicional” tudo é realizado manualmente, na roteirização automática o fator essencial é a utilização de um sistema especializado.

Na prática, trata-se da utilização de um software roteirizador que automatiza as decisões para otimizar tempo e reduzir custos, entre outros benefícios que vamos apontar mais a frente.

Pensando nas funcionalidades de um sistema que permite a roteirização automática de cargas, temos as seguintes como sendo as principais:

– Planejamento automático da melhor rota da carga montada no sistema de gestão (ERP);
– Seleção dos pedidos no mapa para a montagem e o sequenciamento da carga;
– Envio de todos os pedidos para a montagem automática de cargas e rotas;
– Facilidade de realização do comparativo financeiro e visual entre as rotas executadas e as planejadas.

Quais são as vantagens da roteirização automática?

A roteirização automática auxilia nos esforços de redução de consumo de combustível, agilidade de entregas, redução de custos operacionais (da diminuição de gastos com folha de pagamentos à mitigação de erros e retrabalhos etc.).

Pense em todo o tempo gasto para planejar cargas e pensar no processo de entregas de mercadoria aos clientes.

Com uma solução de roteirização automática, é possível diminuir esse tempo e fazer entregas mais rápidas e eficientes. Isso eleva a satisfação da clientela, favorece a reputação da empresa e pode elevar o faturamento e a lucratividade.

Empresas do segmento atacadista distribuidor que atuam com roteirização automática são mais inteligentes e competitivas. Elas conseguem planejar e executar sequências otimizadas de rotas de entrega, têm mais poder de análise das disponibilidades dos clientes, dos tempos de atendimento, da capacidade dos veículos, do desempenho dos condutores…

São muitos os fatores que podem ser melhorados no dia a dia operacional para favorecer uma empresa quando a roteirização automática é colocada em prática.

Em suma, roteirizar cargas e planejar transporte deixa de ser uma espécie de “quebra-cabeças” realizado por uma equipe que dedicava horas para essa atividade. A automatização evita equívocos e torna tudo mais produtivo e eficaz.

Como escolher uma solução ideal e implementar a roteirização automática na sua empresa?

O que não falta no mercado é soluções que prometem automatizar a roteirização de entregas. É preciso ser bem criterioso na hora de adquirir um bom sistema.

Confira, a seguir, algumas dicas para a escolha da solução ideal:

1- Avalie as reais necessidades da sua empresa

O primeiro passo é mergulhar nos processos internos de logística da empresa.

Avaliando quais são as principais dificuldades de planejamento de cargas, os gastos e as falhas, é possível começar a traçar os requisitos que o sistema precisará preencher.

2- Pesquise os fornecedores de soluções de roteirização automática

É importante ir além do discurso comercial das empresas desenvolvedoras de softwares de roteirização automática.

Pergunte aos atuais clientes do desenvolvedor que você está avaliando quais são os pontos fortes e fracos do sistema. Solicite, por exemplo, que alguns clientes te contem quais problemas o sistema ajudou a resolver.

Também é importante saber se o fornecedor presta um bom serviço de suporte aos usuários.

3- Avalie as qualidades técnicas dos sistemas

Neste ponto, talvez seja preciso o auxílio de profissionais de TI. É fundamental saber se o sistema tem qualidade técnica; se não possui vulnerabilidades que possam colocar a segurança da informação em risco, se é integrável aos aplicativos que sua empresa já utiliza na gestão logística etc.

Sua empresa já está preparada para aumentar a eficiência logística com a roteirização automática? Deixe seu comentário e até a próxima!