, ,

Como promotores de vendas podem potencializar suas vendas?

promotores de vendas

apresentação do ponto de vendas é responsável apenas por metade do seu sucesso: a outra metade está ligada às habilidades dos seus promotores de vendas.

Eles são a linha de frente do seu PDV, e devem ter o conhecimento e a personalidade para fazer com que suas interações com clientes em potencial sejam um sucesso.

Lembre-se: todo PDV tem como objetivo final a lucratividade, e a escolha da pessoa certa pode te proporcionar a estratégia ideal para aumentar o ROI e fortalecer sua marca.

Neste artigo, falamos sobre as qualidades que criam um excelente promotor de vendas e as melhores táticas para manter sua equipe focada e garantir que ela atinja suas metas! Acompanhe.

Quem são os promotores de vendas?

Os promotores de vendas são profissionais que apresentam e vendem um produto para empresas, organizações ou consumidores. Eles são críticos para distribuidores, pois promovem e comercializam a mercadoria para essas empresas.

Há uma grande variedade de empregos disponíveis para promotores de vendas, já que o produto vendido pode variar de alimentos, passando por materiais de escritório até suprimentos farmacêuticos.

Cada produto requer um excelente entendimento das suas atribuições, e espera-se que os promotores de vendas participem de conferências e feiras, a fim de acompanhar os produtos e as necessidades do cliente.

Confira também as nossas dicas em vídeo:

Quais são as responsabilidades do promotor?

Um promotor de vendas vende produtos de varejo, bens e serviços. Ele trabalha com os clientes para descobrir o que querem, criar soluções e garantir um processo de vendas sem obstáculos, inclusive, encontrando novos leads de vendas, diretórios de negócios, indicações de clientes.

Para isso, esse profissional precisa ter:

1- Habilidades de atendimento ao cliente

Os promotores de vendas precisam falar de maneira amigável com os clientes e potenciais clientes, ouvindo o que precisam e ajudando a comunicar opções que possam ser benéficas para eles e para sua situação.

2- Habilidades de comunicação

Esses profissionais também precisam saber descrever aos clientes os diferentes recursos de um produto, responder a quaisquer perguntas que possam ter e explicar porque ter o produto seria benéfico para eles. Eles também cuidam daqueles materiais que não podem faltar no ponto de venda em se tratando de ação promocional.

3- Flexibilidade de horário

O promotor de vendas pode ter que trabalhar longas horas, noites ou fins de semana, portanto, ser flexível com o cronograma é fundamental para seu sucesso.

4- Persistência e resiliência

O promotor nem sempre fecha vendas e, às vezes, um cliente pode ser rude ou desrespeitoso. Ser capaz de se recuperar, ter uma atitude positiva e continuar em frente é importante nesse tipo de trabalho.

Como escolher bons promotores para seu PDV?

Quando você precisa selecionar um promotor para o PDV de sua empresa, é muito tentador simplesmente escolher seu vendedor de melhor desempenho. No entanto, definir seus representantes com base apenas em números nem sempre é a melhor ideia.

Os PDVs não são como as chamadas de vendas tradicionais, e os vendedores que se destacam em vendas por telefone ou chamadas frias podem não ser ideais.

Como os leads de um PDV tendem a se interessar por sua empresa — ou pelo menos o tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece —, eles podem exigir um conjunto de qualificações diferente de uma chamada de vendas fria.

Na maioria dos casos, os melhores promotores de vendas possuem pelo menos algumas dessas principais qualidades:

– Experiência no seu setor (conhecimento técnico também é muito útil);

– Um comportamento amigável e acessível (conforme falamos acima);

– Comportamento profissional e boa apresentação pessoal;

– Experiência em situações de vendas presenciais.

O promotor de vendas é responsável por promover e sua marca e os produtos que representa — e quando falamos da sua empresa, as qualidades e características acima são fundamentais para assegurar bons resultados.

Gostou do nosso post? Quer receber mais conteúdos como esse? Assine nossa newsletter e confira todas as nossas dicas e novidades diretamente no seu e-mail!