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5 características essenciais de um ótimo promotor de vendas

Promotor de vendas da distribuidora

É importante que o promotor de vendas conheça o funcionamento do trade marketing e saiba quais são os valores que a marca procura transmitir a partir da sua presença no PDV, mas essa é apenas uma pequena parte do seu trabalho.

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As relações pessoais são fundamentais no trabalho do promotor de vendas, assim como sua organização e outros aspectos práticos da sua atuação.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as 5 características essenciais de todo promotor de vendas eficiente e que se importa com a melhor forma de realizar o seu atendimento. Ficou curioso? Acompanhe e saiba mais.

1 – Conhecer (e acreditar) no produto

Vender não é a tarefa mais simples do mundo, e ela se torna extremamente complicada quando o promotor de vendas não conhece seu produto a fundo, ou pior: não acredita nele.

É importante que, como promotor de vendas, você entenda que mais do que representar a marca aos olhos do cliente, seu trabalho representa o produto. Se você não conhece perfeitamente todas as características do que está sendo expondo, o cliente não confiará no seu discurso e, consequentemente, no produto.

Acreditar no produto também é um grande diferencial. O cliente está esperando ser convencido a comprar. Se você não transmitir segurança sobre os benefícios do que está oferecendo, não há como esperar que a venda seja efetuada e que os valores da marca sejam transmitidos da melhor maneira.

2 – Saber conversar e ouvir

Um dos pontos mais importantes que o promotor de vendas deve desenvolver é a sua capacidade de diálogo, mas é preciso lembrar que dialogar não envolve somente a fala, mas também o ato de escutar.

O atendimento é um dos pontos essenciais no dia a dia do trabalho de um promotor de vendas. Ele deve saber atender às necessidades do cliente em uma conversa cordial, prestando sempre atenção ao que o cliente diz e levando ao seu supervisor os detalhes que podem auxiliar na melhoria da exposição dos produtos no PDV.

Um promotor de vendas deve saber mais do que simplesmente organizar as gôndolas e realizar pesquisas: ele precisa conversar e se inserir – ao mesmo tempo em que insere o produto – na vida do cliente, mesmo que por apenas alguns minutos.

3 – Organização

Sem se organizar, o promotor de vendas vai encontrar várias dificuldades ao longo do seu dia, o que contribui para o estresse e ocasiona erros que poderiam ser evitados facilmente.

Por isso, é importante que todo promotor de vendas seja organizado nas suas rotinas, faça cronogramas e rotas antes de começar o trabalho e saiba quais são as funções que ele realizará em cada PDV que visitar.

Já existem aplicativos oferecidos por empresas especializadas na gestão das atividades de promotores de vendas e trade marketing capazes de realizar checklists de ações, traçar rotas de visitas, aglomerar as tarefas do dia na agenda e reunir informações cadastrais, dentre outras soluções.

Dessa forma, a rotina não sofre sobressaltos, contribuindo imensamente para a qualidade do trabalho.

4 – Saber lidar com reclamações

Um promotor de vendas, por estar representando a marca e o produto no PDV, deve ser uma pessoa que encara as reclamações de clientes, sejam elas quais forem, com o máximo de paciência e com vontade de resolvê-las.

O representante da marca não pode agir como bem entender, muito menos ser rude ou grosso com os clientes. O promotor de vendas deve ser sempre gentil e cordial, e procurar se envolver no problema que o cliente está enfrentando.

Para lidar bem com reclamações, procure demonstrar ao público que o mais importante nessas situações é a resolução do problema, acima de tudo. Essa pró-atividade e vontade de resolver as dores do cliente não passará em branco.

5 – Sempre buscar melhorar como promotor de vendas

A carreira de promotor de vendas é promissora, mas, para ir longe, você precisa se destacar e sempre procurar melhorar.

Estar de olho em tendências de trade marketing, procurar novos conhecimentos e tentar todos os dias aprimorar suas habilidades pessoais é o caminho do sucesso nessa área, pois demonstra interesse e vontade de sempre fazer mais.

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