,

Como fazer um bom planejamento de rotas de entrega de produtos?

planejamento de rotas

O planejamento de rotas de entrega pode ser definido como um processo de cálculo, ou de previsibilidade, da rota mais econômica, envolvendo vários nós/escalas para minimizar a distância percorrida, o tempo gasto, entre outros fatores.

Mas isso não é tudo. Há diversas rotinas que são assumidas pelos profissionais de logística e distribuição quando se trata de planejar rotas de entrega, e é sobre isso que vamos abordar neste artigo.

Aqui, você vai ver a importância dessa prática estratégica e, também, como poderá utilizá-la em seu negócio. Acompanhe.

Qual importância do planejamento de rotas de entrega?

O planejamento de rotas de entrega é cada vez mais incorporado ao mundo logístico, pois está diretamente ligado à maior eficiência da companhia. Ele permite o acompanhamento de cada um dos elementos de todo o processo, dos funcionários à mercadoria, passando por veículos e prestadores de serviços, entre outros. Também é correto afirmar que o planejamento de rotas está relacionado a fatores como a melhoria no consumo de combustível da frota, a redução dos prazos de entrega e o aumento na satisfação do cliente final.

Hoje, esse processo não mais está restrito às indústrias ou grandes transportadoras, mas, também, presente nos mais variados negócios.

Uma empresa de serviços que necessite da priorização da entrega de um documento, por exemplo, deve planejar a rota para obter o melhor custo-benefício, garantir segurança, entre outras vantagens. Ela também pode auxiliar na eficiência da prestação do serviço de entregas profissionais na hora certa, ou seja, está envolvida em toda a cadeia de compra e venda, seja de produto ou serviço — desde que se trate de algum tipo de transporte.

Essa popularização se dá, em grande medida, devido à tecnologia disponível e de fácil acesso que temos hoje. Ela reduz as complexidades, torna todas as atividades envolvidas na estratégia mais simples e, conforme a preferência dos gestores, pode até ser automatizada— com mínima necessidade de intervenção humana.

Como a tecnologia pode facilitar o planejamento de rotas de entrega de produtos?

Para gerar uma maior eficiência no planejamento de rotas, as empresas devem contar com softwares específicos, que podem gerá-lo de forma automática ou manual.

Por meio de um bom sistema de roteirização de entregas, por exemplo, é possível, também, definir o melhor custo do transporte, a eficiência na sua operação, além de variáveis como a escolha do melhor percurso, horário para trafegar, conhecimento prévio das condições das vias onde a frota vai circular. É possível até ter acesso e analisar as informações sobre obras e horários de pedágio.

A solução ajuda a melhorar a eficiência das entregas, garantindo que elas sejam realizadas dentro do prazo estipulado e acordado com o cliente.

→ No vídeo a seguir, confira três dicas para aumentar a produtividade logística da sua empresa com a roteirização das entregas:

Quais benefícios o uso de um sistema de planejamento de rotas de entrega oferece?

Dentre as muitas vantagens de um bom sistema de planejamento de rotas de entrega de produtos, cinco merecem destaque. São elas:

1- Controle de restrições de entregas ou horários

O planejamento informa se o cliente possui algum tipo de restrição quanto ao horário ou dias da semana para entrega, o que leva à eficiência na prestação do serviço de transporte, visando sempre a satisfação do cliente final.

Atualmente, o planejamento de rotas disponibiliza aplicativos móveis para o prestador de serviço de transporte, de forma que o cliente final obtenha informações em tempo real de onde está a sua mercadoria.

2- Controle do tipo do veículo a ser utilizado

O planejamento de rotas também ajuda a empresa a definir qual veículo de sua frota terá a melhor eficiência na entrega, considerando, por exemplo, o peso e o volume da mercadoria.

A solução deve sempre buscar o melhor custo/benefício, também levando em conta as especificações do local da entrega ao cliente e a sua localização. As restrições estão voltadas aos grandes centros, que não permitem circulação de alguns tipos de veículos em determinados horários.

3-Redução de gastos com combustível

Fatores como consumo de combustível e o meio ambiente também estão ligados ao planejamento de rotas.

Ao realizá-lo de maneira eficiente e com auxílio da tecnologia, é possível, por exemplo, mensurar os horários de maior pico, quando o consumo do combustível será elevado e vai liberar um número maior de poluentes, por exemplo.

4- Diminuição do uso de papel

Ainda relacionado ao meio ambiente, o planejamento de rotas também auxilia na diminuição do consumo de papel, pois os aplicativos já permitem que a empresa receba a assinatura referente à entrega na tela do smartphone ou tablet.

5- Ganho de credibilidade e conquista de novos clientes

A conquista de novos clientes também é um resultado, uma vez que o planejamento de rotas pode ser considerado um diferencial no mercado de prestação de serviços de transportes em relação ao atendimento ao público.

Qual a ferramenta de planejamento de rotas de entrega ideal?

A acessibilidade tecnológica pode confundir um pouco, afinal, há muita oferta de aplicações no mercado. É preciso fazer uma boa escolha, pois esse tipo de investimento, quando realizado de maneira errada, pode resultar em prejuízos financeiros.

Quando se está à procura de uma ferramenta de planejamento de rotas, é preciso levar alguns fatores em consideração. O primeiro deles é conhecer cada um dos processos da empresa, além do perfil do prestador do serviço e dos clientes. Enfim, é importante ter uma visão dos departamentos que demandam mais atenção, permitindo, assim, avaliar a compatibilidade dos sistemas com a realidade da organização.

As melhores ferramentas são aquelas que permitem que a empresa parametrize as regras de acordo com o seu modelo de negócio, e que tragam conhecimento para que os gestores possam agregar valor à operação, além de gerar inteligência para tomar decisões cada vez melhores e em tempo hábil.

A ideia é buscar soluções que necessitem o mínimo esforço de implantação e que, cada vez mais, entreguem valor ao seu negócio. Dessa forma, o planejamento de rotas não será apenas mais um software adquirido, mas, sim, o nascimento de uma cultura interna de controle e previsibilidade nos processos de entrega — o que, certamente, é diferencial competitivo para apoiar a estratégia de crescimento da empresa.

Você já conhece o maxRoteirizador, sistema de planejamento de rotas da Máxima Sistemas?

Para finalizar, apresentamos a você o maxRoteirizador, uma solução com a qual os gestores logísticos, e de transporte, conseguem traçar a melhor a rota para que suas entregas sejam feitas no menor tempo e quilometragem possível.

Com o maxRoteirizador, também fica bem mais fácil planejar janelas e condições de entregas, levando em consideração o local e as restrições do cliente, o tipo de caminhão utilizado e de mercadorias a entregar.

Essa solução ajuda a resolver os problemas mais frequentes que os gestores de logística enfrentam em seu cotidiano, como o planejamento de rotas informal realizado pelos motoristas; ineficiências nas cargas, reclamações dos clientes etc.

E você, como faz o planejamento de rotas em sua empresa? Se precisar de ajuda, fale conosco e veja como nossas soluções podem ajudá-lo nesse desafio!