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Pesquisa do promotor: Como aumenta as vendas no PDV?

Pesquisa do promotor no PDV

O consumidor está, cada vez mais, melhor informado e a concorrência só cresce, obrigando as empresas a investirem ainda mais em ações nos pontos de vendas (PDVs). Afinal, em média 70% das decisões de compras são tomadas na frente da gôndola, segundo a pesquisa “A hora certa de ativar o shopper”, realizada pela Nielsen. Além disso, de acordo com a mesma pesquisa, os consumidores gastam aproximadamente 15 segundos na frente da gôndola decidindo se vão levar a mercadoria ou não. Pouco tempo, não é verdade? Esses dados comprovam como a pesquisa do promotor pode aumentar as vendas no PDV. O promotor, ao observar o momento da decisão de compra do consumidor, pode pensar em ações mais assertivas que são fundamentais para o sucesso das vendas. As pesquisas dos promotores no PDV são essenciais também para mensurar o sucesso ou fracasso de um produto ou marca, pois é ali que ele chega ao consumidor final.

Para que isso ocorra, a sua equipe de campo deve acertar na comunicação, na exposição e no atendimento, já que é onde muitos dos consumidores irão decidir entre a sua marca ou a do concorrente! Como cada PDV é único, é necessário que o promotor realize pesquisa de satisfação frequentemente para entender a situação de compra de cada produto da marca naquele ponto.

O profissional pode comparar o comportamento do consumidor perante a sua marca e perante a dos concorrentes. Pode ainda verificar quais produtos são vendidos frequentemente e quais não. Por exemplo, seu time pode analisar porque tal produto não está sendo vendido. Quais podem ser as possíveis dúvidas do consumidor? E quais ações podem ser realizadas sobre a aceitação de um determinado produto?

  • Se pretende saber sobre o sabor de um produto, pode ser feita uma ação de degustação
  • Caso seja sobre o funcionamento de um produto, o promotor poderá realizar uma demonstração
  • É o preço que está bem mais alto do que o dos concorrentes? Pode fazer pesquisa de preços dos concorrentes e enviar para o gestor comercial avaliar a possibilidade de uma promoção

E também pode observar os motivos de tal produto ser mais vendido. Como o consumidor se comporta na frente da gôndola? Ele compra o produto exposto no ponto extra? Como são muitos pontos de atenção para se realizar uma excelente pesquisa de satisfação no PDV, a equipe pode contar com um sistema de gestão de promotores que facilita as atividades a serem realizadas na loja.

Por meio dele, o gestor pode estabelecer uma ordem de ações e personalizar perguntas a serem respondidas pelo promotor quando estiver no PDV. Por exemplo: a primeira ação a ser feita no PDV é a pesquisa de preços da concorrência. No formulário da solução (disponível via aplicativo para smartphone ou tablet) é possível colocar quais as marcas que o promotor precisa informar os preços praticados. Assim, as informações já ficam disponíveis para o gestor em tempo real.

Dessa forma, o promotor terá um direcionamento de quais atividades realizar e o gestor se faz presente no dia a dia da equipe, de maneira online, sabendo quais são as ações que estão sendo realizadas. A ferramenta também permite emitir relatórios de produtividade da equipe e consolida os dados coletados nos PDVs, facilitando a rotina do gestor comercial, fazendo com que suas ações estratégicas sejam muito mais assertivas!