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4 palavras evasivas que todo vendedor deveria evitar

Palavras evasivas dos vendedores

A profissão de representante comercial muitas das vezes é associada negativamente a alguém que tenta levar vantagem sobre tudo, ganhar negociações a qualquer custo e ludibriar seus clientes. Não importa o quanto o vendedor se preparou para uma apresentação comercial da empresa ou para uma negociação, algumas palavras evasivas e frases podem soar como enrolação para o ouvinte. Listamos algumas dessas sentenças evasivas usadas para legitimar algo do qual não temos muita certeza e que devem ser retiradas já do discurso de seus vendedores.

1) “Pesquisas apontam…” / “Segundo especialistas…”

Muito usadas para validar algo como uma funcionalidade de algum produto mesmo sem ter uma fonte precisa para referência. Se o vendedor deseja ser persuasivo e convincente ele deve citar sua fonte, e não remeter a uma referência sem nome e imprecisa que apenas levantará suspeitas.

2) “Bem…”

Se algum cliente ou prospect lhe pergunta algo, dê a eles respostas diretas. Quando você inicia a sua resposta com “bem”, que é associada a equívoco, você aparenta insegurança e sua explicação perde força automaticamente.

3) “Possivelmente” / “Provavelmente”

Mesmo os vendedores mais experientes não conhecem todos os itens de seu mix, pois novos lançamentos são feitos pela indústria a todo momento. Quando um cliente pergunta algo específico, algo com o qual o representante nunca cruzou antes, a melhor alternativa é ser sincero e dizer que ele não sabe a resposta e explicar o porque de não conseguir sanar a dúvida naquele instante. Isso pode ser prosseguido de sua opinião ou previsão, mas sempre afirmando que gostaria de confirmar a informação antes de dar a resposta como definitiva.

4) “Alguns” / “Muitos”

Essas palavras devem ser evitadas porque levantam mais dúvidas do que as respondem. Dar uma referência de alguém que já vai comprando determinado item ou mix de produtos é importante em uma negociação, então ao invés de dizer “muitos de meus outros clientes compram o produto X”, a melhor alternativa é dizer o porquê eles fazem isso, qual o resultado de vendas eles vêm obtendo e como essa outra empresa conecta com o cliente com qual o vendedor está negociando naquela hora (mesmo segmento ou região de cobertura, por exemplo).

Contextualizar o máximo possível em suas frases e fornecer informações sem rodeios pode beneficiar a qualidade do relacionamento com a carteira de clientes, dando a eles sempre uma tratativa direta e focada no que é melhor para a sua satisfação. Seguindo essas estratégias, os clientes se manterão fiéis e continuarão voltando para realizar mais compras.