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O que é Geomarketing e a sua relação com a captação de clientes da distribuidora

O que é Geomarketing e como ele pode ajudar o atacadista distribuidor

Do geotargeting aos beacons, a tecnologia baseada em localização está abrindo um mundo de possibilidades para se fazer marketing.

Contudo, isso também pode deixar sua vida um pouco mais complicada, visto que novas capacidades e formas de uso da localização no marketing parecem surgir todos os dias.

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Com o objetivo de quebrar alguns dos conceitos mais importantes que envolvem o “geo” e fornecer um ponto de partida para explorar o quão longe o poder de localização pode levar sua distribuidora, falaremos, hoje, sobre o que é Geomarketing e como ele pode ser usado para captar clientes! Acompanhe.

O que é Geomarketing?

O Geomarketing descreve qualquer forma de marketing que incorpore inteligência de localização para melhorar as chances de uma determinada mensagem chegar ao consumidor certo, no momento certo. Isso pode ser alcançado de várias maneiras, mas o fator comum é que todas usam dados de localização (daí o nome “geo”) ​​como parte do esforço de marketing.

Uma das formas mais comuns do Geomarketing é o Geotargeting, que nada mais é do que a entrega de conteúdo aos usuários (comumente via celular) com base em onde eles estão ou em quais locais eles visitaram anteriormente. No atacado, por exemplo, eles podem receber mensagens de acordo com a gôndola que estão olhando no momento.

O princípio orientador por trás desses esforços e que faz com que seja possível entender o que é Geomarketing é que onde você está, é quem você é. Essencialmente, a ideia é que os lugares que um cliente visitou dizem muito sobre ele, e podem ser um antecipador de suas intenções de compra.

Quais as aplicações práticas do Geomarketing?

Como falamos, existem algumas formas diferentes de aplicar o conceito do que é Geomarketing. O Geotargeting é a mais comum delas e pode beneficiar sua estratégia de Trade Marketing junto aos seus Pontos de Vendas.

Isso porque o momento em que o consumidor se encontra de frente para a gôndola de um determinado produto é a hora em que ele estará mais propício a tomar a decisão de comprá-lo. Dessa forma, é possível entregar mensagens e campanhas mais direcionadas a um público que está a um passo de comprar seus produtos.

Contudo, para entender o que é Geomarketing por completo, é preciso saber que ele não é utilizado apenas dentro do varejo, mas é uma ferramenta poderosa para analisar dados que permitem ao atacado distribuidor vender mais. Os chamados mapas inteligentes são uma forma de visualizar o histórico de vendas e consumo de produtos da distribuidora de acordo com a localização.

Isso porque, como uma grande distribuidora, o alcance dos seus produtos pode ser amplo, e seria difícil entender como você pode vender mais sem esmiuçar seu alcance em pequenas regiões, criando um marketing personalizado para cada uma delas.

Com uma solução de inteligência geográfica, você poderá entender como fazer para melhor distribuir sua força de vendas, alcançar bons resultados e apresentar campanhas bem segmentadas, que atinjam seus públicos no momento certo.

Por que o Geomarketing é importante?

O Geomarketing tem tudo a ver com segmentação, e ela é a alma do marketing atual. Pense no seguinte exemplo: se você distribui fraldas para bebês, tem um público-alvo bastante específico, cujo perfil pode variar de região para região.

Enquanto no sudeste as mulheres tendem a ser mães mais velhas, no norte e nordeste a faixa etária em que elas têm o primeiro filho é menor (veja aqui os dados do IBGE). Saber como usar essas informações para criar campanhas que falem diretamente com cada grupo é fundamental.

A segmentação considera que consumidores em posições diferentes (incluindo localização geográfica) possuem necessidades distintas, e a base de um bom marketing nos dias de hoje é saber identificá-las e atingi-las em cheio.

Confira também as nossas dicas em vídeo:

Por isso, ao entender o que é Geomarketing e adotá-lo, você passa a ter uma forma de criar uma vantagem competitiva frente sua concorrência e aumentar a captação de clientes na distribuidora.

E, então, fico com alguma dúvida sobre o que é Geomarketing? Para continuar aprendendo como melhorar as vendas no atacado distribuidor, leia nosso post sobre Field Marketing e saiba como usá-lo no PDV! Até a próxima.