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5 regras para a gestão de vendas no atacado distribuidor

gestão de vendas

A gestão de vendas no atacado distribuidor sempre lida com dois tipos de fatores: aqueles que melhoram o rendimento os que o atrapalham.

É inevitável, e essa é uma constante que guia qualquer negócio.

Porém, o atacado distribuidor é um pouco diferente de outros negócios. Sua margem de lucro está relacionada com várias ações em diferentes fronts, como a logística, o atendimento, o marketing, o uso da tecnologia, etc, e tudo isso, no fim, acaba impactando consideravelmente a gestão de vendas.

Foi pensando nisso que elaboramos esse artigo com as 5 regras fundamentais para acertar na gestão de vendas no atacado distribuidor. Vamos lá?

Confira também as nossas dicas em vídeo:

1 – Entenda o que afeta as vendas

Você faz um grande investimento em uma tecnologia nova e não vê retorno. Renova suas frotas e também nada. Até aumenta seus preços, mas ainda assim não sai do vermelho. O que será que está acontecendo?

É bem simples. Pensando logicamente, algum outro fator além desses é que está impactando negativamente a sua gestão de vendas. Pode ser qualquer coisa, mas se você não conhece essa causa e não trabalha para melhorá-la, fica difícil trabalhar.

Então, é muito importante que você entenda o que está afetando suas vendas para conseguir contornar a situação. Faça um estudo ou até peça uma consultoria e mãos à obra!

2 – Atendimento é tudo na gestão de vendas

Pode acreditar. Mais do que logística, mais do que os melhores KPIs de desenvolvimento, ter uma equipe de atendimento, prospecção e vendas bem treinada é um fator determinante no sucesso da sua gestão de vendas.

Não é nada incomum ver estratégias de marketing indo por água abaixo simplesmente porque o atendimento não conseguiu lidar com o aumento no volume de vendas. Com uma equipe treinada e facilmente escalável, você consegue navegar por qualquer situação sem medo de crises e de não conseguir atender às demandas.

3 – Não tenha medo da tecnologia

A tecnologia já está revolucionando a gestão de vendas enquanto você está lendo esse artigo. O ideal a ser seguido por todo atacadista distribuidor, nesse momento, é investir onde for possível para revitalizar a Força de Vendas.

Existem diversos aplicativos simples de operar e gerir que vão transformar sua gestão de vendas e te fazer lucrar muito mais. Com o apoio da Máxima Sistemas, você consegue:

– Simplificar pedidos;

– Gerenciar seus Representantes;

– Controlar metas;

– Gerir visitas;

– Estabelecer as melhores rotas;

– Acompanhar sua logística em tempo real.

Não é gastar dinheiro, é investimento. Nesse cenário de grandes transformações, é fundamental que você abrace a tecnologia o quanto antes para ficar sempre na frente no ramo atacadista distribuidor.

4 – Ofereça incentivos para referenciação e motivação da Força de Vendas

O incentivo funciona muito melhor do que as críticas. Não adianta viver apagando incêndios na gestão de vendas: os indicadores só vão subir quando você passar a evitá-los e até plantar algumas sementes.

Ofereça incentivos para os seus colaboradores relacionados às suas metas. A comissão é praticamente uma constante nesse ramo, portanto, retirá-la nunca é uma boa ideia. Você também pode oferecer cursos grátis, benefícios opcionais e uma série de outros pontos relacionados à sua realidade.

Para os lojistas que oferecem seu produto, estabeleça algo próximo de um sistema de fidelidade para estimular esse meio de se fazer marketing! E, falando nisso…

5 – Nunca se esqueça do marketing

Outra regra fundamental para a gestão de vendas no atacado distribuidor é nunca deixar o marketing de lado – nunca, mas nunca mesmo. Ele deve ser uma constante no seu trabalho, e não apenas um “algo a mais” que você oferece.

O marketing é sua principal fonte de novos clientes, e, mesmo com os que você já tem, é possível ir além e oferecer mais produtos após uma compra: tudo isso funcionando por meio de um sistema de segmentação que o próprio Facebook oferece ao patrocinar publicações sem custo adicional.

As ferramentas são várias, o investimento é baixo e os resultados são enormes. Vale a pena dar uma chance para o marketing na sua gestão de vendas, e casá-lo com o uso das tecnologias para vender sempre mais!

Essas regras fundamentais para a gestão de vendas são exatamente isso: fundamentais. Elas são necessárias para que você possa continuar o trabalho de vendas sempre longe do vermelho e atingindo grandes lucros a cada dia que passa.

Que tal conhecer as soluções da Máxima Sistemas para a sua empresa? Entre em contato conosco e vamos trabalhar sua transformação tecnológica!