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O que é Field Marketing e como usar para melhorar o PDV?

Field marketing

Na era da Internet, as pessoas podem comprar praticamente tudo com o clique de um botão.

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No entanto, não importa o quanto a tecnologia esteja integrada em nossas vidas, continuaremos passando parte de nossos dias — e de nossas experiências de compras e negócios — interagindo com pessoas no mundo físico.

Enquanto a dimensão pessoal permanecer nas compras e no trabalho, haverá, também, oportunidades para que o marketing se afaste do escritório e passe a interagir pessoalmente com os clientes nos pontos de vendas (PDVs).

Confira também as nossas dicas em vídeo:

O que é field marketing e qual seu objetivo?

Se você é um profissional de trade marketing ou de vendas em um atacado distribuidor, você já deve ter ouvido o termo “field marketing” por aí. Mas você realmente entende o que ele significa e o que pode fazer pelo negócio?

Basicamente, o field marketing é um ramo do marketing em que as marcas promovem seus produtos frente aos consumidores “no campo” — daí a palavra inglesa field. Isso quer dizer em locais de varejo, eventos, shoppings e espaços públicos em geral, por meio dos pontos de vendas.

Os objetivos do field marketing variam de acordo com a empresa e a campanha, mas os principais incluem reconhecimento de marca, aumento de vendas em locais específicos e maior envolvimento com as comunidades de compras locais.

Quais os principais tipos de campanhas de field marketing?

As campanhas de field marketing têm seus próprios riscos específicos: ao confiar na comunicação presencial, elas colocam a reputação do produto, serviço ou marca nas mãos dos indivíduos trabalhando no PDV.

Em vez de transmitir uma mensagem consistente por meio de um único canal (como uma revista ou anúncio de televisão), a mensagem comunicada pelo field marketing varia de acordo com as habilidades de comunicação dessas pessoas em contato com o consumidor.

Por esta razão, uma campanha de field marketing depende de treinamento efetivo de pessoal. Os profissionais envolvidos não só devem se comunicar de forma eficaz e persuasiva, mas também ter a capacidade de avaliar como está o interesse dos consumidores pela comunicação.

Uma campanha de field marketing pode empregar táticas múltiplas para enviar sua mensagem, tais como:

Demonstrações de produto

As demonstrações de produtos geralmente são feitas dentro de supermercados ou lojas de departamento, onde é possível comprá-los, bem como em feiras, eventos e qualquer outro espaço em que as pessoas se reúnam.

O objetivo é envolver os clientes que experimentam o produto — o que pode ser complicado algumas vezes, pois geralmente eles ficam felizes em experimentar e acabam fugindo. Em locais onde o produto não pode ser comprado imediatamente, o demonstrador pode oferecer uma chamada alternativa à ação, como um convite para entrar no website da marca e conseguir cupons de desconto ou fazer com que o cliente preencha um cartão de contato, transformando-o em um lead para realizar futuras promoções.

Promoções na loja

Promoções na loja envolvem promover os produtos para sua própria base de clientes quando já estão no local para comprar algo relacionado. Usando promotores na loja para conversar com os clientes, você descobre detalhes das suas dores e o que precisam para, em seguida, apresentar ofertas específicas que atendam exatamente suas necessidades.

Em cada interação face a face, o representante deve avaliar a recepção do cliente pela mensagem. Ser percebido como agressivo compromete a marca (e afasta negócios), então, o objetivo é ser útil e ter soluções prontas para todas as necessidades do cliente.

Promoções de rua

As promoções de rua envolvem enviar equipes em áreas de alta circulação para distribuir panfletos, cupons, cartões de incentivo ou outros itens promocionais. Idealmente, a promoção deve ter algum vínculo com o evento que atraiu a multidão e contribui para a experiência.

Assim, em uma feira de rua ou comemoração, os comerciantes podem distribuir cartões de interação, como raspadinhas com a distribuição de brindes. Quando realizada essa estratégia, os consumidores associarão a diversão do evento com a interação com sua marca.

Merchandising

Merchandising envolve se certificar de que as gôndolas no varejo são atraentes para os clientes. Varejistas experientes fazem essa checagem, analisando se os produtos estão bem direcionados ao cliente e o estoque, afinal, eles também não querem perder as vendas. Mas você pode negociar displays especiais e espaços de prateleira específicos para seus produtos.

Aqui, seu cliente inclui o próprio varejista, que compra seu produto em massa e ganha dinheiro vendendo aos consumidores. Um bom profissional de trade marketing, que pretende cultivar seu relacionamento com varejistas, trabalha para promover o sucesso do varejista, pois isso, promove seu próprio sucesso.

Pronto para começar a otimizar suas ações? Leia também nosso post sobre Por que fazer a análise da concorrência no PDV e veja como absorver o que há de melhor no mercado para suas próprias campanhas!