, ,

Monitoramento inteligente: como coordenar e empoderar a equipe de vendas?

equipe de vendas

Trabalhar com uma equipe de vendas externa é um trabalho árduo: é necessário garantir as condições para o seu trabalho, resolver questões relacionadas aos clientes, fechar vendas, calcular descontos, fazer simulações e garantir que as visitas estão sendo feitas conforme a meta.

Nesse cenário, o empoderamento da equipe de vendas com soluções tecnológicas e de automação é essencial. Muito mais do que simplesmente saber onde estão seus vendedores, a tecnologia na gestão comercial atua levando o poder para onde quer que a equipe se encontre.

Quer conhecer mais sobre como empoderar o time de vendas? Neste artigo damos algumas dicas, acompanhe.

Confira também as nossas dicas em vídeo:

A coordenação eficiente da equipe de vendas

Mais uma vez, é importante ressaltar que o monitoramento inteligente da equipe de vendas é muito mais do que saber onde ela está o tempo todo. Na verdade, é uma questão de levar o poder e a estrutura da matriz diretamente para a rua.

Pense no que você consegue oferecer para a equipe de vendas: relatórios concisos, informações-chave sobre clientes e o que eles esperam, toda a sua estrutura, softwares, uma equipe de análise, etc. Agora, imagine que essas condições podem acompanhar a sua força de vendas quando ela sai a campo.

É o ideal, não é? Porém, em muitos casos, não é isso que acontece. Na verdade, há a conexão entre a equipe  e o suporte dos supervisores e gestores, mas não a disponibilidade das ferramentas diretamente para o time. Assim, recai sobre a equipe de gestão a responsabilidade de lidar com aspectos práticos e de negociação.

Como reverter esse cenário?

Atuação em duas frentes

O monitoramento do time de vendas é necessário, isso não há como negar. Acompanhar as metas, compreender se clientes-chave foram visitados e ter um domínio sobre os resultados do dia enquanto eles ainda estão acontecendo são ótimas ferramentas para a equipe de gestão.

Mas a realidade da própria equipe também é beneficiada por aplicativos de monitoramento e gestão. É uma interface padronizada, com design voltado para a experiência do usuário e que permite uma troca de informações ampla e inúmeras funcionalidades.

Estar monitorado, portanto, é estar amparado pela estrutura da equipe de gestão, o que facilita – e muito – o trabalho da equipe de vendas.

A solução ideal para o monitoramento traz mais vantagens do que desvantagens para o time, e a desconfiança natural que os seus vendedores podem sentir com um aplicativo que é exclusivo para monitoramento se desfaz no momento em que eles percebem que, na verdade, o trabalho fica mais fácil dessa forma.

O monitoramento inteligente

Para ter uma equipe de vendas otimizada e que oferece resultados contundentes, é fundamental contar com dados precisos sobre o seu desempenho, e, também de igual importância, é o compartilhamento desse ideal pelos próprios funcionários.

Eles precisam saber que, em posse de informações abrangentes, relatórios precisos e indicadores certeiros, o cenário se torna propício para que a empresa cresça, a carteira de clientes aumente e o faturamento do atacadista distribuidor, como consequência, também se torne maior.

A facilidade encontra a assertividade

Definir objetivos, traçar metas, cobrar ações mais assertivas e aplicar feedbacks na equipe de vendas é impossível sem conhecer sua rotina – e mesmo a conhecendo, quanto mais familiarizado você for com ela, melhores serão os resultados.

As longas e difíceis reuniões mensais para elaboração de divisão de clientes e avaliação dos resultados tem muito mais respaldo com o monitoramento inteligente da equipe de vendas.

Se você chega a um valor X de faturamento, é possível identificar quais foram os fatores que levaram a ele, o que pode ser feito para aumentá-lo e o que é preciso evitar para mantê-lo sempre crescendo.

O poder da equipe de vendas  

É tudo isso que mencionamos, perpassando diretamente a realidade do colaborador como indivíduo. Ele pode acompanhar a si mesmo em busca de sucesso profissional e maiores ganhos.

Esse é o verdadeiro trabalho do monitoramento inteligente da equipe de vendas: inserir o vendedor como peça-chave no desenvolvimento da empresa, e que ele se reconheça como agente transformador do seu destino.

Em poucas palavras, essa é a definição de empoderamento da equipe de vendas.

Tem dúvidas sobre qual é a solução ideal para aplicar ao seu time de vendas? A Máxima pode te ajudar com isso. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais e até a próxima.