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Como motivar uma equipe de promotores nas ações no PDV?

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Você sabe como motivar uma equipe de promotores? Como gestor de trade marketing, você só pode influenciar o desempenho dos seus promotores de vendas em duas dimensões: seu conjunto de habilidades (o que elas podem fazer) e sua motivação (repetida ou apaixonadamente).

Melhorar o conjunto de habilidades da sua equipe é um processo amplamente objetivo. Ao avaliar as métricas atuais de desempenho e compará-las a um estado final bem-sucedido, você pode diagnosticar quais áreas precisam ser melhoradas e agir de acordo.

Mas a motivação é muito mais difícil. Não só existem muitos fatores externos que afetam a motivação, e cada pessoa requer diferentes incentivos e táticas motivacionais.

Para te ajudar a começar, listamos as principais dicas de como motivar uma equipe de promotores para ter sucesso nas ações de PDV! Acompanhe.

1- Lembre-se de que toda pessoa é diferente

Como falamos, pessoas diferentes são motivadas por coisas diferentes. Alguns funcionários gostariam de receber um desafio que possam superar, enquanto outros preferem sentir mais apoio e orientação em suas tarefas do dia a dia.

As pessoas também se importam com coisas diferentes. Se um funcionário estiver interessado em um tipo de produto ou atacado específico, deixe que ele trabalhar com isso. Dessa forma, você o motivará, e outros membros da equipe vão perceber quanta atenção você está prestando.

2- Cultive uma cultura rica em reconhecimento

Outro ponto a ter em mente ao pensar em como motivar uma equipe é que a motivação não vem apenas do topo. Ter uma força de trabalho feliz e ativa ajuda a criar uma atmosfera que possa manter a equipe de varejo funcionando.

Nutrir uma cultura rica em reconhecimento, em que funcionários de todos os níveis ativamente parabenizam uns aos outros pelos seus sucessos é importante. Se você tiver reuniões matinais, pode ser útil reforçar áreas em que os funcionários se destacaram no dia anterior.

Ao elogiar abertamente as pessoas, você também pode facilitar uma força de trabalho mais ágil. Quando os funcionários são incentivados a destacar os sucessos uns dos outros, eles aprendem a respeitar os pontos fortes de cada um, o que, por sua vez, pode incentivar a equipe de promotores a compartilhar a carga.

3- Dê responsabilidade aos funcionários

Jogar com os pontos fortes de cada membro da equipe de promotores é uma das melhores maneiras de garantir que sua equipe seja a melhor possível.

Permitir que os funcionários assumam a responsabilidade pelas áreas do PDV que os entusiasmam pode dar a eles a oportunidade de crescer e a chance de encorajar outros membros a se preocuparem com a mesma área.

Por exemplo, se você tem um funcionário que está particularmente empolgado ao criar exibições de determinado produto, permita que ele crie algumas ideias para você. Se outro tiver uma ideia sobre como alterar o merchandising de um produto, o deixe assumir a liderança nisso.

O fornecimento dessa oportunidade é um dos pontos de como motivar uma equipe, porque também permite que todos se sintam responsáveis por apoiar o desempenho individual.

4- Crie uma atmosfera positiva

Para saber como motivar uma equipe a vender seu produto, seu ponto de vendas precisa ter o melhor visual. Crie um espaço que reflita sua marca e o estilo de vida que você está vendendo para seus clientes. Esse ambiente ajudará a manter sua equipe motivada e orgulhosa do que fazem.

Uma atmosfera agradável, combinada com a atitude correta de sua equipe de promotores, certamente, lhe ajudará você a vender mais.

5- Incentivar o desenvolvimento também conta como motivar uma equipe

Não importa se sua empresa é pequena e não há a opção de oferecer promoções – você ainda pode ajudar sua equipe a se desenvolver.

Ofereça a ela alguns benefícios que podem motivar e incentivá-la a crescer. Por exemplo, ofereça a oportunidade de aprender mais sobre técnicas de trade marketing, ou como melhorar suas contas de mídia social para contribuírem com sua imagem profissional.

Esse tipo de oportunidade de desenvolvimento vai ajudar seus funcionários a aprenderem novas habilidades e, ao mesmo tempo, eles vão lhe ajudar a ganhar uma exposição valiosa para o negócio.

Saber como motivar uma equipe de promotores pode ser um desafio quando olhamos para a variedade de personalidades que se tem dentro de um time –  e conhecer o desempenho de cada um e saber gerenciá-los é fundamental.

E você, como motiva sua equipe? Aproveite e leia também nosso post com as 5 características essenciais de um promotor de vendas e saiba como escolher os melhores profissionais para seu time! Até a próxima!