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Sorvpan deixa de ter prejuízos e entra em uma nova era de expansão

Caso de Sucesso Sorvpan - GO

Localizada na cidade de Anápolis (GO) e com mais de 20 anos de mercado, a SorvPan possui clientes de segmentos variados, dentre eles açougues, bares e restaurantes, padarias e supermercados, comercializando uma grande variedade de produtos.

Comprometida com sua evolução constante, melhoria de processos internos e satisfação de seus clientes, a empresa atualmente conta com uma equipe de 10 vendedores externos e uma frota própria de caminhões, focada na distribuição de seus produtos para seus clientes espalhados pelo Brasil.
Localização: Goiás

Principais Desafios

Dentre os problemas vividos anteriormente pela Sorvpan, a rejeição de pedidos com pagamento de valor de entrada pelo ERP era um dos mais graves, exigindo um monitoramento 24h por dia.

Com esse problema a empresa corria o risco de perder o carregamento de rotas realizadas a cada 20 dias por não conseguir identificar o problema durante a correria e só ver no dia seguinte, o que tinha como consequência a insatisfação do cliente e, às vezes, o cancelamento do produto.

• Reduzir o prejuízo com cancelamento de produtos nos pedidos e devoluções de mercadoria
• Reduzir o prejuízo com os pedidos que não caíam no sistema
• Reduzir erros na digitação de pedidos
• Demora no tempo de sincronização das informações da força de vendas com o ERP, o que atrapalhava a negociação com os clientes
• Ter uma solução para a força de vendas 100% integrada ao ERP da empresa, o WinThor
• Informações atualizadas de preços e estoque para os vendedores externos
• Dificuldade de adaptação dos RCAs ao força de vendas anterior
• Os vendedores levavam uma quantidade grande de catálogos nas visitas a clientes, por causa da diversidade de produtos e fornecedores com os quais trabalham
• Eliminar o prejuízo causado pelas limitações da ferramenta anterior, que não mostrava o valor de entrada e nem o limite de crédito

“Antes tínhamos um desgaste com o software que utilizávamos. A solução era complicada, os vendedores não conseguiam ver o estoque em tempo real, tinham que fazer o pedido manualmente e pedir liberação quando chegavam em casa para poderem enviar. Além disso, nosso prejuízo por causa do corte de pedido e o custo de devolução eram altíssimos, coisas que impactam o negócio”, recorda Dayane Batista, TI da Sorvpan.

Os Resultados

Apesar da crise, a empresa está evoluindo em suas vendas, crescendo e se abrindo para novos mercados, tendo resultados positivos na venda externa até mesmo em rotas que antes eram mais críticas, como a Bahia.

Esse cenário é consequência de uma série de mudanças realizadas pela gestão, como investimento na equipe de vendas, adoção das soluções da Máxima, o reforço da atuação de um supervisor junto à equipe de vendas externa e a gradual mudança de cultura dos colaboradores da empresa.

Apesar de não ter sido fácil no início, hoje a importância de todo esse trabalho fica evidente nos resultados alcançados e na satisfação da equipe de vendas, não somente com as ferramentas, mas com as consequências de todo esse processo de mudanças.

“Hoje, para nós, o maior ponto positivo que tivemos com o sistema da Máxima é que deixamos de ter prejuízo por causa de pedidos que ficavam para trás, pois o WinThor rejeitava os pedidos do sistema anterior por causa de problemas com o valor da entrada, e como acontecia muito com produtos de valores altos eu tinha que ficar monitorando 24h por dia. Hoje o índice de rejeição de pedidos caiu para 2% ou até menos, por erro humano, e mesmo nesses casos em que o vendedor esquece de informar o valor, como aparece a crítica do pedido, ele mesmo já corrige o problema, então deixamos de ter prejuízo nesse sentido e não é mais uma preocupação da empresa um pedido ficar para trás”, comemora Dayane.

Alguns dos resultados do trabalho realizado pela gestão da Sorvpan, facilitados pela utilização das soluções da Máxima, foi a redução do corte de pedidos e o melhor aproveitamento de oportunidades de venda.

Os ganhos ficam evidentes em situações em que, por exemplo, o cliente demonstra interesse em determinada mercadoria que está sem estoque e a reposição demora em torno de 15 a 20 dias, como os vendedores têm essa informação na mão, em vez de ter que retirar o produto do pedido eles podem oferecer um produto similar.

Outro ponto positivo é conseguir evitar um desgaste posterior nos casos quando o erro só era percebido depois de fechada a venda, tanto com o cliente quanto com os processos internos, evitando ter que estornar comissões, cancelar boletos, etc.

“Antes de usar as soluções da Máxima, o nosso custo de devolução era altíssimo, variava muito de acordo com o produto, rota ou perfil do cliente, porém às vezes em uma carga de valor de R$ 100.000,00 voltava de R$ 10.000,00 a R$ 15.000,00 em mercadorias. Hoje não temos mais custos por conta do sistema e em vista do custo que tínhamos antes hoje é muito pouco, conseguimos reduzir entre 20% a 30%”, recorda Dayane.

Resultados da Sorvpan com a Máxima Sistemas

• 30% de redução de custos, que eram causados pela devolução de mercadorias
• 80% de melhora nos processos de venda externa, abrangendo a redução de erros, tanto humano quanto de sistema, o tempo na emissão de pedidos e a sincronização do ERP com as informações da força de vendas
• Aumento na quantidade de pedidos emitidos e clientes atendidos
• Redução dos erros de digitação de pedidos, que antes eram muito frequentes
• Maior agilidade na emissão de pedidos
• Rápida adaptação da equipe às ferramentas da Máxima, que por serem intuitivas atendem tranquilamente aos diversos perfis de usuários, desde os mais habituados com a tecnologia aos pertencentes à geração mais antiga

“Eu posso falar com certeza que com o Pedido de Venda, em comparação com o sistema anterior, melhorou muito a parte de negociação, pois com o força de vendas da Máxima o sincronismo é instantâneo. Isso agiliza o meu processo de emissão de pedidos de venda e permite que eu consiga liberar o meu cliente na hora”, relata Dayane, TI da Sorvpan.

Dentre os benefícios citados em relação ao maxCatálogo, foram citados:

• Maior facilidade na exposição dos produtos frente a frente com o cliente, trazendo junto com as imagens a descrição e as informações técnicas do fornecedor, dando mais segurança e autonomia na hora de falar para os vendedores, principalmente os que entraram a menos tempo e que ainda não dominam 100% do portfólio
• Aumento na proatividade e estímulo dos vendedores para divulgar os produtos da empresa, receber informações cada vez mais atualizadas
• Redução no peso e volume de material que os vendedores externos tinham que levar em vistas a clientes, uma vez que os catálogos impressos foram substituídos pela solução da Máxima

Outro ponto positivo, efeito colateral da adoção das soluções pela empresa, aconteceu internamente na loja. Como a equipe interna teve que incluir informações e imagens no WinThor para os vendedores externos, as mesmas informações estão sendo usadas para auxiliar no processo de venda interna, incluindo na hora de fazer um orçamento as informações técnicas e a imagem do produto, por exemplo.

Soluções Máxima

Logotipo Pedido de Venda
Catálogos digitais para força de vendas