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Dismelo reduz custos e tempo de entrega com o apoio de soluções da Máxima

Caso de Sucesso Dismelo, Máxima Sistemas

Fundada em 1987, a Dismelo iniciou suas atividades atuando como uma distribuidora de medicamentos, categoria na qual permaneceu por 10 anos; e em 1997, buscando alcançar um melhor posicionamento no mercado, adaptou seu foco para a perfumaria e higiene pessoal.

Com mais de 30 anos de história, a Dismelo é um exemplo de constante evolução no setor atacadista distribuidor. Hoje ela conta com mais de 700 funcionários e 16.000 m² de área construída para melhor atender seus mais 12.000 clientes, ativos em 142 dos 144 municípios do estado do Pará.

Localização: Pará

Principais Desafios

Um dos principais desafios enfrentados eram os relatórios. A geração destes dependia diretamente da equipe de apoio às vendas, o que retardava o processo.

Aguardar mais de uma hora por um relatório via e-mail era um cenário frequente, gerando impacto negativo no atendimento ao cliente, pela morosidade no ciclo da venda.

Outros desafios constantes eram:

• Receber informações das vendas externas de forma mais ágil
• Ter uma ferramenta que evolua junto com a empresa e agregue cada vez mais valor ao negócio
• Reduzir custos operacionais
• Otimizar o acompanhamento das entregas
• Geração mais rápida das informações da logística externa
• Atender melhor o pequeno varejista

“Antes do maxMotorista eu tinha uma aplicação que fazia basicamente o rastreamento de veículos, porém ela não marcava o ponto no cliente, não tinha dados como a localização exata do cliente e a entrega dependia do conhecimento e critério dos motoristas sobre as melhores rotas, que nem sempre consideravam o melhor custo benefício”, recorda Marcos Felipe Souza Miranda, Gerente de TI da Dismelo.

Os Resultados

Cliente da Máxima desde 2009, a empresa tem utilizado o Portal Executivo no apoio à gestão da equipe de vendedores externos, tendo como um dos principais ganhos a agilidade nas informações referentes às vendas.

A solução, desenvolvida para atender às necessidades específicas dos supervisores, gerentes e coordenadores de vendas do atacado distribuidor, oferece respostas rápidas para os questionamentos referentes às vendas externas, por exemplo, a quantidade vendida, o valor das vendas por fornecedor ou a quantidade de pedidos que o consultor de vendas enviou.

Dentre os ganhos possibilitados pela ferramenta, o aumento da eficiência da equipe de apoio às vendas contribuiu com:

• 30% de redução na equipe, realizando com três pessoas o trabalho que antes demandava dez
• Redução do custo operacional mensal: só em folha de pagamento a redução foi em torno de R$ 10.000,00 a R$ 15.000,00
• Agilidade na obtenção de informações

“O Portal Executivo nos ajudou muito, principalmente no acompanhamento dos fechamentos do mês e na independência que o supervisor e o gerente de venda passaram a ter na geração de relatórios. Além da redução do tempo de retorno de informações, que hoje temos instantaneamente, reduzimos nossos custos operacionais”, relata Miranda.

A satisfação dos seus mais de 12.000 clientes ativos é muito valorizada pela empresa e a gestão das entregas cumpre um papel fundamental no seu melhor atendimento. Tamanha é a importância da agilidade nas entregas que a carga, toda paletizada, é separada e organizada de acordo com o sequenciamento.

Esse processo foi facilitado com a adoção do maxMotorista, a solução utilizada no acompanhamento e controle da frota da empresa. A gestão da logística externa ficou mais assertiva com informações como quais entregas foram realizadas com sucesso e quais não foram, a justificativa do motorista pela entrega não realizada, o motivo de devolução, qual a rota realizada pelo motorista e o tempo de entrega.

Por causa da dimensão do estado e a distribuição dos clientes, dependendo da distância e do tempo de entrega, a empresa possui tanto casos em que os motoristas demoram uma semana para retornar, quanto casos em que os motoristas realizam até dois ciclos de entregas em um dia.

Alguns dos ganhos obtidos com o apoio da visualização das entregas no painel oferecido pela solução são:

• 20% de redução no tempo de entrega gasto no cliente
• Redução do custo operacional logístico, principalmente com gasolina e pneus
• Melhor orientação da equipe de carregamento e montagem, realizando mudanças significativas no sequenciamento das entregas
• Maior facilidade de orientação nos ajustes necessários nas rotas

“O maxMotorista é uma ferramenta que está agregando muito valor em o nosso negócio, já sentimos a diferença com a equipe e percebemos que ela está em constante evolução. Hoje sabemos se o motorista entregou tudo direitinho, o retorno de informações para o nosso pessoal de logística externa é mais rápido e a redução no tempo que os motoristas gastam para fazer as entregas diárias foi bastante perceptível, em torno de 20%”, relata Miranda.

Para ampliar o alcance comercial da empresa também foram adotados o maxPronta Entrega e o maxB2B. O principal ganho com o maxB2B, a solução de e-commerce B2B da Máxima Sistemas, é a disponibilidade 24h da mercadoria.

Já com o maxPronta Entrega é o atendimento do pequeno varejista, pois a solução possibilita que o vendedor consiga atender o cliente e entregar o produto na hora, colaborando para um melhor relacionamento e o aumento da satisfação.

Soluções Máxima

maxMotorista da Máxima Sistemas
Pronta Entrega da Máxima Sistemas
Logotipo maxB2B da Máxima Sistemas