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Café Manaus acompanha a qualidade dos produtos até o PDV com apoio da Máxima

Café Manaus - Caso de Sucesso Máxima Sistemas

Fundada em 1956, a Indústria de Café Manaus busca investir constantemente na qualidade do produto, assegurada por meio de programas de qualidade como ISO 9000 e ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), e no atendimento aos clientes, liderando o mercado de café torrado e moído no Amazonas.

Para fazer esse acompanhamento dos produtos no PDV (ponto de venda), a empresa conta com uma equipe de 15 promotores focados no grande varejo.

Localização: Amazonas

Principais Desafios

• Gestão eficiente da equipe
• Acompanhamento do trabalho dos promotores em campo
• Identificação de rupturas
• Adequação ao modelo de loja perfeita
• Agilidade na troca de informações entre a empresa e a equipe em campo
• Aferição do tempo de permanência do promotor na loja

“Antes o promotor usava um formulário de papel, o gerente da loja assinava e eles passavam para nós uma vez por semana. A única ação que podíamos tomar com esse relatório era questionar o tempo gasto, não havia mais nada a fazer. Só tínhamos informações referentes ao preço uma vez por mês ou a cada três meses. As informações sobre identificação de rupturas eram sempre verbais, não tinha um número com o qual a gente pudesse trabalhar, então antes não tínhamos esse controle”, relata Ruggeri Barbosa, Gerente de TI da Café Manaus.

Os Resultados

“O principal ganho que tivemos com o maxPromotor é a agilidade nas informações do trabalho em campo. Sem sistema não há como controlar a produtividade dos promotores e nem ter agilidade no retorno do trabalho deles, por exemplo, em relação à identificação de rupturas, antes a gente esperava o retorno deles numa reunião semanal, que podia até não acontecer, e hoje a gente tem a informação em tempo real”, ressalta Ruggeri.

• 80% de adequação ao modelo de loja perfeita
• Identificação de rupturas de forma ágil
• Acompanhamento dos concorrentes, permitindo resposta imediata sempre que ele disparar uma ação
• Estabelecimento de um roteiro para as visitas dos promotores
• Pesquisas de preços diárias
• Informações em tempo real
• Gestão mais eficaz da equipe de promotores
• Feedback do trabalho da equipe comercial, que é auditado pelos promotores através da solução
• Dashboard e relatórios gerenciais
• O promotor fica obrigado a trabalhar dentro do planograma estabelecido pela empresa

O relatório de visitados e não visitados é um dos mais utilizados pela empresa. Quando há divergência entre a quantidade prevista de lojas a serem visitadas e o quantidade executada, por exemplo, os responsáveis se reúnem e questionam os motivos da não visita, identificando, por exemplo, se o tempo na rota foi mal utilizado.

Um aspecto valorizado pelo Café Manaus, que mede tanto a qualidade da loja quanto de sua equipe comercial, é a adequação ao modelo Loja Perfeita, também conhecido como loja ideal, loja modelo ou pelo termo em inglês perfect store.

“Um detalhe que chamou a atenção quando compramos a ferramenta era a auditoria de lojas, pois antes a gente trabalhava com uma consultoria externa e hoje quem faz essa auditoria é o promotor. Ele verifica como o produto está exposto, a precificação, a promoção, se há ruptura e se está com o mix ideal. Sobre a loja perfeita, nós crescemos uns 40% depois que começou a utilizar a ferramenta e hoje estamos 80% adequados” finaliza Ruggeri.

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