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Bodim Bicicletas e Motos melhora a performance comercial e ganha mobilidade com a Máxima

Caso de Sucesso Bodim Bicicletas e Motos - Máxima Sistemas

Com mais de 10 anos de mercado, a Bodim atua na comercialização e distribuição de bicicletas, motos, peças e acessórios, tanto com a marca própria quanto com algumas das principais referências do mercado.

Além de suas seis filiais dedicadas ao varejo e localizadas na cidade de Imperatriz (MA), a empresa possui uma frota de 6 caminhões para as entregas fora da cidade e uma equipe de 15 vendedores externos, que passam o mês visitando clientes distribuídos pelos estados do Maranhão, Pará e Tocantins.

Localização: Maranhão

Principais Desafios

Antes os vendedores retornavam para a empresa de 2 a 3 vezes por mês e usavam o Palm Top para realizar os pedidos, que eram baixados no sistema a cada retorno. Esse processo manual e a dependência da ida dos vendedores à empresa geravam demora para que os pedidos chegassem aos clientes.

• Eliminar alguns processos manuais na venda
• Acompanhar de perto o trabalho dos vendedores externos
• Obter as informações das vendas via ERP da empresa de forma mais rápida
• Compartilhar o resultado mensal com a equipe
• Aumentar a produtividade das reuniões mensais da equipe de vendedores
• Ter mais recursos para que a gestão possa tomar decisões de uma forma mais assertiva

Os Resultados

“Nossos RCAs, que hoje retornam uma vez por mês para a matriz da empresa em função do aumento da demanda, vendem os produtos pelos estados do Maranhão, Pará e Tocantins e encontraram no maxPedido uma ferramenta confiável para o apoio diário nas vendas”, relata Leudinalva Lucena, gerente de TI da Bodim Bicicletas e Motos.

Na hora da venda as ferramentas da Máxima permitiram:

• Maior assertividade e rapidez na emissão de pedidos
• Informações em tempo real tanto no ERP quanto para a força de vendas
• Agilizar os processos de faturamento, separação e envio dos pedidos
• Recursos visuais adicionais para os RCAs durante a negociação, graças à inclusão de itens no pedido através do maxCatálogo

Um aspecto muito valorizado pela empresa é o relacionamento com os clientes, algo que é percebido pelo fato de que cada vendedor tem o compromisso de visitar todos, independentemente de ter venda ou não.

Para apoiar o gerente comercial, que fica na empresa, e o supervisor que, mensalmente, acompanha um vendedor em sua rota, repassando informações colhidas para o gerente, a Bodim Bicicletas e Motos utiliza o maxGestão. Dentre os ganhos obtidos, empresa menciona:

35% de aumento nas vendas
• Maior assertividade na tomada de decisões, com base nos relatórios de resultados das vendas, comissões, etc.
• Acompanhamento da equipe de vendedores através do recurso de geolocalização
• Identificar pontos de melhoria na operação da força de vendas
• Acompanhar a evolução da performance individual de cada vendedor
• Maior confiabilidade nos resultados apresentados pela equipe em campo, saindo do “boca a boca” e da dependência da memória de cada um para dados reais, registrados e apresentados pelo sistema
• Aumento na produtividade das reuniões mensais da equipe, na qual todos os vendedores se reencontram na matriz para falar sobre os resultados, desafios, vantagens do sistema para os fechamentos de venda e evolução da equipe nos relatórios gerados pelo maxGestão

Esse exercício de autoavaliação, a busca por novos métodos para ouvir tanto o vendedor quanto o cliente, somados às possibilidades oferecidas pelas ferramentas da Máxima, geraram maior estímulo para a equipe e melhora na performance da equipe.

 

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