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Como fazer uma auditoria de PDV efetiva?

Auditoria de PDV

Uma das tarefas que mais tomam tempo nas rotinas estratégicas do trade marketing é a auditoria de PDV.

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O processo é naturalmente longo, e envolve vários quesitos importantes para a unidade, a solidez e a valorização da sua marca.

Porém, o processo de auditoria de PDV não precisa ser complicado demais, nem demorar tanto. Neste artigo, trazemos recomendações e boas práticas para realizar uma auditoria de PDV consistente e ágil, sem deixar nada para trás e sem perder tempo.

Continue lendo para saber mais.

O que é auditoria de PDV?

A auditoria de PDV é um processo rotineiro dentro das estratégias de trade marketing, e procura avaliar se os direcionamentos acordados entre PDV e a indústria estão sendo seguidos. Para realizar a auditoria, um promotor de vendas vai até a localidade e realiza a checagem das questões que precisam ser observadas.

O esforço de auditoria de PDV é muito importante para a indústria que se vale do trade marketing para se aproximar do shopper, já que, quando uma ação ou estratégia é pensada, ela precisa ser executada à perfeição para que os resultados possam ser medidos com máxima fidelidade.

Além dos processos operacionais, na auditoria de PDV os aspectos físicos dos próprios produtos também são levados em consideração: se existem danos na embalagem indicando a necessidade de troca, se eles estão bem posicionados, se a precificação está correta, etc.

Quais são os pontos possíveis de se levantar em uma auditoria de PDV?

  • Precificação

  • Posicionamento nas gôndolas

  • Posicionamento dos concorrentes

  • Se as diretrizes estão sendo seguidas

  • Uniformização dos promotores de venda

Como realizar uma auditoria de PDV efetiva?

Realizar uma auditoria de PDV é um processo que, como mencionamos no início do artigo, pode levar muito tempo se feita de uma maneira não eficiente. Isso se dá, principalmente, pela recusa de abraçar os novos métodos existentes de auditoria e a adoção de maneiras ultrapassadas de realizar o processo, como formulários de papel, relatórios preenchidos à mão e checklists que não condizem com a realidade do PDV ou da marca.

Erros comuns na auditoria de PDV feita de forma não satisfatória incluem:

  • Falta de planejamento em visitas;

  • Falta de comunicação com a equipe de vendas e reposição;

  • Relatórios enviados por e-mail comprometendo a segurança da informação;

  • Checklist de processos, ações e pontos a serem observados e corrigidos caso estejam desatualizados ou não caracterizem o alinhamento com os valores da marca;

  • Falta de frequência;

A mudança para o digital

Hoje em dia, com os celulares, tablets e notebooks revolucionando a maneira de realizar qualquer tarefa, não é de se espantar que a auditoria de PDV também passa por uma revolução da informação.

Já existem sistemas integrados que oferecem soluções práticas para a auditoria de PDV, o que evita erros no processo e permite uma comunicação em tempo real com os encarregados da gestão de trade marketing.

O preenchimento das informações se torna muito mais dinâmico, promovendo uma conformidade maior com os objetivos almejados: as checklists podem ser mais aprofundadas com o cruzamento de informações obtidas em outras visitas, criando uma verdadeira central de informações para as auditorias de PDV.

Com sistemas que melhoram a comunicação, é possível atingir um entrosamento muito maior da sua equipe de auditorias, o que, ultimamente, contribui para que os seus esforços de planejamento em trade marketing sejam aplicados da forma combinada entre a indústria e o PDV.

Frequência de visitas

É fato que não adianta ter um sistema automatizado e eficaz se não há uma constância nas auditorias de PDV.

Para ter certeza que tudo está se encaminhando da maneira acordada, as visitas devem ser frequentes, com um cronograma pré-estabelecido e acordado entre as duas partes. Nessas visitas, tudo deve ser levado em consideração, desde o posicionamento dos produtos até a conformidade das ações e os conhecimentos operacionais dos promotores de vendas.

Um sistema integrado precisa de dados, e sem uma frequência de visitas é impossível crescer e melhorar as próprias estratégias de auditoria de PDV.

A Máxima Sistemas oferece várias soluções que contemplam a auditoria de PDV, como é o caso do maxPromotor, que permite a comunicação entre os promotores e os gestores de trade marketing, realizando pesquisas de forma mais ágil.

A segurança da informação, tão importante para a auditoria, também se beneficia com um controle de acesso abrangente.

Se gostou desse artigo, não deixe de conferir as outras publicações do nosso blog para mais informações como essas. Até a próxima.